Através do programa “BNDES Mais Inovação”, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (“BNDES”) concedeu linha de crédito por meio de financiamento de R$500 milhões para a desenvolvedora brasileira de eVTOLs Eve Air Mobility, da Embraer.
A destinação dos recursos será para o desenvolvimento de unidade fabril a ser instalada no município de Taubaté, estado de São Paulo. A instalação da fábrica no Brasil foi uma das condições para a concessão do financiamento.
Com o maior backlog do setor, com cartas de intenção de 30 clientes, em 13 países, para a produção de 2.900 eVTOLs, representando um potencial de receita na ordem de US$ 14,5 bilhões, a Eve se prepara para o início de produção em série, planejando instalar no local base modular, de quatro fases, com capacidade de 120 aeronaves cada e produção esperada de até 480 aeronaves por ano.
O financiamento vem no contexto do lançamento do primeiro protótipo em escala real da empresa, em julho deste ano. A Eve avança na consolidação do desenvolvimento de seu projeto de eVTOL, já tendo estabelecido a relação de seus principais fornecedores. O financiamento proporcionará à empresa uma estrutura de capital sólida, composta por ações e dívidas.
O protótipo de eVTOL da Eve possui oito rotores para pouso e decolagem vertical, além de asas fixas para voos em cruzeiro, sem nenhuma alteração destes componentes durante o voo.
A expectativa é que a entrega dos primeiros modelos de eVTOLs pela Eve começa a partir de 2026, enquanto a companhia realizará uma série de testes da operação, desempenho e recursos de segurança da aeronave, trabalhando para providenciar a aprovação e certificação de tipo da aeronave junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De acordo com a Eve, seus modelos de eVTOL terão autonomia de até 100 quilômetros, reduzindo deslocamentos de 1 hora para 15 minutos. A companhia espera que seus protótipos atendam 99% dos trajetos intraurbanos.
As expectativas são de que o transporte intraurbano de passageiros por eVTOLs possa ser oferecido inclusive por meio de aplicativos de compartilhamento, como os de corrida de carro.