A concessionária RIOgaleão, administradora do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, e a Micaelis, startup brasileira de mobilidade aérea, celebraram um acordo destinado à realização de voos teste de eVTOLs. A parceria tem duração inicial de 2 (dois) anos e visa desenvolver rotas de eVTOLS entre o aeroporto e destinos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 

A parceria é fundada em três pilares, quais sejam:

Sustentabilidade: os eVTOLS, como veículos de propulsão elétrica, vez carregados por energia advinda de fontes renováveis, possuem emissão zero de gases de efeito estufa, o que se alinha com as diretrizes globais de redução de emissão de carbono, emergindo como forte alternativa para a sustentabilidade do transporte aéreo. 

Eficiência: espera-se que o período de testes fruto da parceria possa contribuir com o avanço da integração dos eVTOLs na estrutura urbana da cidade do Rio de Janeiro, aumentando a conectividade do aeroporto com sua região metropolitana. 

Experiência do Usuário: espera-se que, como fruto da parceria, possa-se desenvolver um aplicativo para o gerenciamento do fluxo de cargas e passageiros para os voos de eVTOLs realizados com base no aeroporto, aprimorando a experiência dos passageiros e beneficiários do transporte aéreo urbano. 

Deste modo, em resumo, acredita-se que a parceria possa contribuir para a otimização do transporte de cargas e passageiros, promovendo a conectividade aérea da área na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Vale ressaltar que, uma vez que os eVTOLs possuem emissão zero, a parceria também se destaca pelo alinhamento com a estratégia de vanguarda da concessionária em transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim em uma central de inovação e sustentabilidade no setor de aviação no Brasil e no mundo.