DDSA

Pix é o arranjo de pagamento do Banco Central do Brasil, anunciado em fevereiro deste ano. O novo meio de pagamento promete transferências instantâneas, 24 horas por dia e 7 dias por semana, a custos extremamente baixos.

Além da transferência de valores entre contas Pix, será possível o pagamento de contas de consumo, boletos, impostos e taxas. Espera-se um grande impacto em todo o sistema financeiro brasileiro, ao otimizar as transações entre pessoas físicas, pessoas jurídicas e governo (P2P, P2B, B2B, B2P, P2G, B2G, G2P, G2B).

A plataforma sobre a qual o Pix foi construído conta com:

As instituições financeiras e instituições de pagamento participantes, prestando serviços de pagamento através das contas bancárias e contas de pagamentos; o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) responsável pela liquidação dos pagamentos, sob gestão do Banco Central; e o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) responsável pela identificação das contas e armazenamento das chaves Pix, também sob gestão do Banco Central.

Os usuários do Pix poderão fazer transferências, utilizando-se de chaves cadastradas junto à conta bancária (i.e.: número de telefone, endereço de e-mail, CPF, QR Code), ao invés de ter de fornecer todos os seus dados bancários.

Apesar do Pix estar programado para iniciar sua operação em novembro, as instituições financeiras já iniciaram o pré-cadastramento de seus clientes, através dos respectivos aplicativos.

Sem dúvidas o Pix é um importante aliado para o aumento da bancarização no Brasil e um marco na digitalização da economia brasileira, a exemplo do que tem sido feito por importantes parceiros comerciais do Brasil como China, Índia e México.

Especula-se que o Pix representaria o fim do TED, DOC e boleto bancário, porém, é algo difícil de afirmar categoricamente neste momento. Seja como for, este novo meio de pagamento traz consigo inúmeras oportunidades de novos negócios no Brasil.

O nosso escritório está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e apoiá-los nos mais diversos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *